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em confecção de portfolios de Ciências Contábeis, Economia, Administração,
Gestão Financeira, Gestão Comercial, Gestão Púbica, Educação Física, Pedagogia
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este:
PORTFÓLIO 5º e 6º SEMESTRE ADM 2021.2
- O caso de sucesso das Havaianas
SITUAÇÃO GERADORA
DE APRENDIZAGEM (SGA)
A
reestruturação empresarial total é uma avaliação e análise completa da empresa,
ou seja, é realizado em todas áreas e setores, porém é possível realizar a
reestruturação em determinadas marcas, seguimentos, produtos, como foi o caso
das Havaianas. A Alpargatas S.A. é a dona das marcas Havainas, Dupé e Osklen.
A sandálias Havaianas foram
criadas em 1962, um produto feito de borracha e 100% nacional. A inspiração do
seu design veio da sandália japonesa Zori. A origem do nome Havaianas é uma
homenagem ao Havaí, considerado como o paraíso do sol e do mar, onde os ricos e
famosos norteamericanos passavam suas férias.
Durante
um longo período, as únicas opções que poderiam ser encontradas nas sandálias
Havaianas eram cinco cores (preto, azul, verde, amarela e rosa, todos com a
palmilha branca), que depois ficaram conhecidas como as Havaianas Tradicionais.
Foi realizada uma pesquisa de mercado e descobriu que os consumidores desejavam
ter produtos monocromáticos (partir da criatividade dos usuários das sandálias que
invertiam a sola com a palmilha deixando os chinelos em uma única cor).
O primeiro passo para a
revitalização foi o lançamento de novas cores, em 1994, com o lançamento da
Havaiana Top (monocromática), a estratégia da marca era lançar produtos que
acompanhassem as tendências da moda e o público-alvo inicial era os
consumidores considerados classe média.
Para a divulgação dos novos
produtos, a empresa lançou mão de campanhas em revistas de moda nacionais e
internacionais, como Marie Claire e Vogue. Não demorou muito para celebridades
nacionais e internacionais utilizarem as sandálias Havaianas associando o
produto a conceitos como glamour e sofisticação.
Para
consolidar o novo conceito (glamour e sofisticação) foram fechadas parcerias
com a joias Swarovski (o chinelo custava US$ 99), H.Stern (modelo
exclusivo, com acabamento em ouro e diamantes, chegando a custar 60 mil reais)
e recentemente com a grife Saint Laurent. O reposicionamento da marca
proporcionou que um produto que inicialmente era considerado chinelo para as
classes sociais mais baixas passou ser sinônimo de elegância e beleza.
Fontes:
SOBRE A MARCA E SUA ESTRUTURA. Havaianas. Disponível em:
<https://www.havaianas.com/pt-br/node/6529>. Acesso em: 14 de Jul. de
2021.
Caso
se interessa entre em contato:
WhatsApp: 073 9 9900 0037 ou pelo
email: aleksbraw@gmail.com
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