quarta-feira, 28 de abril de 2021

PORTFÓLIO - 2º E 3º SEMESTRE PEDAGOGIA 2021 - A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.

 

Já imaginou sempre tirar NOTA MÁXIMA em seu Portfólio assim como os demais Cursistas fazem sem precisar quebrar cabeça e perder noites confeccionando-o?

Então, seja muito bem vindo(a), meu nome é ALEX, sou especialista em confecção de portfolios de Ciências Contábeis, Economia, Administração, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Gestão Púbica, Educação Física entre outros Cursos da UNOPAR e ANHNAGUERA, estou no mercado há 08 (OITO) anos, tenho muitos clientes satisfeito Graças a DEUS. Estou aqui para te ajudar a tirar uma nota máxima em seu trabalho acadêmico e já tenho pronto para envio este:

PORTFÓLIO - 2º E 3º SEMESTRE PEDAGOGIA 2021 - A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.

 

Situação Geradora de Aprendizagem

Para refletir sobre a temática em questão, tomem como exemplo o caso que apresentaremos a seguir:

Vera, uma pedagoga formada há quase vinte anos, está iniciando uma nova fase de sua vida, aliada a grandes desafios que ainda estão por vir. Ela foi recém contratada por uma renomada rede de escolas que se instalou em sua cidade e atende alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Com uma estrutura bastante ampla, salas de aula diversas, laboratórios, biblioteca, salas de leitura, essa rede de escolas é conhecida por possuir uma proposta inovadora, pois consta no seu Projeto Político Pedagógico a relevância de superar a proposta de ensino embasada na teoria tradicional, por uma que possibilite a formação de sujeitos críticos e atuantes no contexto social em que se inserem. Essa instituição de ensino também considera relevante o trabalho com projetos, sendo os professores orientados a desenvolver essa prática desde os primeiros anos da Educação Infantil, estendendo-se aos anos seguintes.

Logo no primeiro dia de trabalho de Vera nesta instituição, a coordenadora pedagógica Regina fez uma reunião com todos os professores para estruturar o plano de trabalho daquele ano letivo. Neste momento, Vera se deparou com seu primeiro grande desafio, pois como sua formação ocorreu em um período em que pouco se discutia a respeito da formação de sujeitos críticos e formas variadas de se trabalhar em sala de aula para superar a prática pedagógica tradicional, Vera sentiu-se apavorada, afinal, não tinha conhecimento ou experiência com o que estava proposto nesta escola. Para ela, a estratégia de ensino e de aprendizagem mais adequada consistia em considerar as disciplinas devidamente separadas, cada qual com seu professor e sem a necessidade de estabelecer relação entre elas. Sua concepção de ensino está embasada na necessidade de o professor repetir várias vezes um determinado conteúdo, porque assim o aluno memoriza e aprende. Avaliar então, é reconhecida como uma prática que se dá ao final do bimestre, para saber se o aluno tem a nota suficiente para ser aprovado.

No entanto, ao conversar com os demais professores da escola sobre sua experiência, todos, inclusive a coordenadora pedagógica, mostraram-se empáticos e compreenderam a situação conflituosa de Vera. Frente à essa situação, prontificaram-se em auxiliá-la e situá-la neste novo cenário educativo.

Situação-problema

A escola em que Vera atua, trabalha com a perspectiva da construção de conhecimento pelo

aluno, isso significa que o professor não está no centro da dinâmica da sala de aula, mas atua com intervenções junto ao grupo de alunos e individualmente, sempre que necessário.

 

Caso se interessa entre em contato:

 WhatsApp: 073 9 9900 0037 ou pelo email: aleksbraw@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário