Olá,
há 8 anos faço todos os tipos de Portfolios de Ciências Contábeis, Administração,
Economia, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Educação Física e entre outros
da UNOPAR e ANHANGUERA do 1º ao 8º Semestre e já tenho pronto para envio este:
4º e 5º
SEMESTRE CCO 2021 - Horizontalização empresarial de uma empresa comercial:
aspectos tributários, administrativos e contábeis
SITUAÇÃO
GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Horizontalização
empresarial de uma empresa comercial: aspectos tributários, administrativos e
contábeis
Os sócios de um pequeno atacado
de móveis receberam a proposta de uma grande rede de departamentos para
venderem seus produtos nas diversas lojas espalhadas pelo Brasil. Ao analisarem
a oportunidade oferecida mediante contrato verificam que o enquadramento
tributário (ME: Microempresa) não suportará o volume de vendas esperados. Outro
detalhe da proposta é que o parceiro comercial impõe a seguinte condição: que
as mercadorias sejam encaminhadas pelo período de 60 dias como consignação
mercantil (mediante contrato) e que o faturamento da venda definitiva ocorrerá
somente depois de se efetuarem as vendas das mercadorias nos pontos comerciais.
Os sócios possuem experiência na
seleção de coleções, vendas antecipadas por encomendas e uma base de clientes
pequenas diante da oportunidade oferecida. A mudança de vendas antecipadas,
mediante pedidos, para consignação mercantil, apresenta um impacto financeiro
que precisa ser projetado, tanto no crescimento dos estoques (espalhados em
diversos pontos comerciais), quanto em antecipações tributárias. Outro ponto a
ser considerado é que a empresa necessitará de alteração no arranjo
empresarial, ao considerar uma mudança do enquadramento tributário: de
microempresa, para lucro presumido.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
A reunião entre os sócios do
pequeno atacado de móveis com a grande rede varejista resultou nas seguintes
tratativas comerciais iniciais: o atacado de móveis terá seis meses para se
reestruturar, administrativamente e financeiramente; no mesmo prazo deverá
apresentar uma coleção de móveis exclusivos para lançamento da parceria; a rede
de varejo utilizará de sua frota de caminhões para retirar e distribuir os
produtos; a rede de varejo no momento inicial oferecerá aval financeiro e
suporte comercial e jurídico nas negociações com os fornecedores de móveis.
Como se trata de uma parceria de interesse para ambas as partes é normal que
vantagens atrativas sejam oferecidas. Portanto, os sócios têm a oportunidade
única de crescimento, você não acha?
Este processo de horizontalização
comercial, oferece muitas oportunidades para pequenas empresas, entretanto,
também comporta vários riscos e necessidade de adequação em termos de estrutura
e capital. Apesar de nossos empresários possuírem experiência e terem um
portifólio para seleção de novos produtos, estando no mercado há vários anos,
isto não é suficiente quando se trata de planejar e projetar o comportamento
financeiro e tributário do novo arranjo comercial.
Caso
se interessa entre em contato:
WhatsApp: 073 9 9900 0037 ou pelo
email: aleksbraw@gmail.com
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