quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

3º SEMESTRE GP 2021 - PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - “Desafios de um prefeito: buscando uma gestão municipal efetiva em um contexto preocupante”

 

Olá, há 8 anos faço todos os tipos de Portfolios de Ciências Contábeis, Administração, Economia, Gestão Pública, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Educação Física e entre outros da UNOPAR e ANHANGUERA do 1º ao 8º Semestre e já tenho pronto para envio este:

3º SEMESTRE GP 2021 - “Desafios de um prefeito: buscando uma gestão municipal efetiva em um contexto preocupante”

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

 

Desafios de um prefeito: buscando uma gestão municipal efetiva em um contexto preocupante

 

O recém-eleito a seu primeiro mandato de Prefeito, Júlio Ribeiro, já está junto de sua equipe de secretários na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos, o qual será submetido ao Poder Legislativo. O município em questão é a cidade de Lagoa Bela, a qual possui pouco mais de 100 mil habitantes, localizada no sul do Brasil. Conforme rege a legislação, neste primeiro ano de mantado, Júlio precisa governar segundo o PPA do gestor anterior, e logo no início já se deparou com uma série de conflitos e situações preocupantes!

De maneira geral, Júlio Ribeiro sempre foi muito preocupado com o próximo e tem uma boa reputação na cidade, sendo conhecido como um homem trabalhador e honesto. Dentre suas promessas de campanha, deu destaque à sua intenção de reestruturar a máquina administrativa, implementando um novo plano de cargos e salários para o funcionalismo público, bem como à otimização da prestação dos serviços nas áreas de saúde, educação e segurança a partir da contratação de novos profissionais mais especializados.

No entanto, seu Secretário da Fazenda o alerta quanto à uma situação preocupante ao analisar as contas públicas. Segundo o secretário, o Município está no limite máximo permitido para gastos com pessoal pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que prejudica – grandemente – o plano de novas contratações. Ainda, tais aspectos legais trazem impeditivos para a criação de novos cargos, o que envolve alteração da estrutura de carreira e provimento de cargo.

Júlio e seu Secretário, pensando em medidas corretivas para esses conflitos, pensam sobre um possível aumento da Receita do município, com a intenção principal de, a partir da elevação da arrecadação tributária, obter recursos necessário para “desafogar” o orçamento até então já comprometido pela gestão anterior. Além do aumento de tributos municipais, outro caminho seria a redução das despesas atuais com gratificações e cargos comissionados. Neste ponto, vale ressaltar que Júlio ficou surpreso com o quadro do pessoal ocupante dos cargos em questão. A grande maioria dos cargos comissionados – pessoas não concursadas – eram ocupados essencialmente por indicações pessoais e totalmente subjetivas.

 

Caso se interessa entre em contato:

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