Olá,
faço todos os tipos de Portfolios de Ciências Contábeis e Administração UNOPAR
e ANHANGUERA do 1º ao 8º Semestre, há 8 anos e já tenho pronto para envio este:
7°e 8°
SEMESTRE ADM 2020 - 2 – A reinvenção das vendas As estratégias das empresas
brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar
receitas na pandemia de COVID-19” 1
Besanko
et al. (2006) definem estratégia não como sendo respostas de adaptação às
mudanças no ambiente onde operam e, sim, como os princípios das empresas em
relação ao ambiente que as cerca. Todavia, os autores enfatizam que uma
estratégia bem-sucedida é resultado da aplicação destes princípios, que sempre
devem ser consistentes, às condições empresariais que estão em permanente
mutação (FERNANDES et al., 2015; BESANKO et al., 2006).
A
estratégia bem-sucedida, dado seu caráter inovador, denomina-se como estratégia
emergente. Mintzberg et al. (2010) a caracteriza como sendo aquela na
qual a gestão se apresenta como um desafio na administração estratégica dos
dias atuais, visto que, quando emerge a necessidade de reorientação na empresa,
torna-se um ímpeto sair de um cenário seguro para um futuro não tão bem
definido, em que muitas das antigas ações não se aplicam mais.
É
neste momento de escolha (trade-off) que os gestores abandonam suas
crenças, sejam elas raízes de seus sucessos passados e desenvolvem novas
habilidades e atitudes, situação exigente para um estrategista (MINTZBERG et
al., 2010). Todavia, Rodrigues (2016) salienta que a estratégia emergente é
essencialmente reativa, nascendo das respostas e ameaças competitivas, onde a
rapidez de adequação das mesmas irá sustentar a agilidade competitiva, tal como
a que o mundo enfrenta com a Covid-19 nos dias atuais.
As
vendas e comercialização de produtos e serviços que anteriormente eram
realizadas majoritariamente em lojas com pessoas atendendo aos clientes (meio
físico) teve que migrar para o ambiente virtual valendo-se de sites próprios (marketplace4),
redes sociais e Whatsapp quase instantaneamente.
Muitos
negócios já possuíam sites, no entanto estes eram inicialmente de informação e
propaganda, mas tiveram que ser readequados para suportar as vendas virtuais.
Essa nova situação impõe a todos estes atores do processo a repensarem sobre as
estratégias mais eficientes para manter as engrenagens da economia em
funcionamento. Ou seja, inovar, desenvolver e ampliar canais que permitam
realizar vendas de forma eficiente, cômoda e segura aos consumidores para que
fluxo financeiro mantenha-se e garanta a existência das empresas no período
pós-pandemia.
Caso
se interessa entre em contato:
WhatsApp: 073 9 9900 0037 ou pelo
email: aleksbraw@gmail.com
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